Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha "Recordar e Conhecer"

QUEM SOMOS

Fundado a 22 de Maio de 1996, dia do seu padroeiro - o Beato João Batista Machado -, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer” surge na sequência do Monumental Cortejo Etnográfico realizado na Freguesia da Ribeirinha a 5 de Junho de 1995, integrado na celebração da Autonomia dos Açores e transmitido pela RTP-Açores.

A movimentação gerada em torno da recolha de costumes e tradições culturais da freguesia e restante ilha proporcionou o encontro de um grupo de pessoas com vontade de conservar e divulgar os dados e bens recolhidos, dando, assim, origem à formação do Grupo.

O Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer” é um grupo autónomo, que fez aprovar os seus estatutos, como pessoa colectiva e de utilidade pública, por Despacho do Governo Regional dos Açores, a 20 de Novembro de 1996.

Exercendo desde cedo a sua actividade em torno da dança folclórica e apresentação de tradições, este Grupo tem por objectivo promover a cultura popular do povo açoriano, em particular da Ilha Terceira e da freguesia da Ribeirinha, dedicando-se ao estudo, pesquisa, recolha e divulgação do Folclore e de outros elementos socioculturais relevantes.