Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha "Recordar e Conhecer"

HISTORIAL DO GRUPO

Muito embora este grupo de pessoas se tenha começado a organizar desde o dia 1 de Dezembro de 1995, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha "Recordar e Conhecer" foi fundado a 22 de Maio de 1996, por Alberto Gonçalves de Melo e Nívea Pereira Ferreira, no dia do seu padroeiro - o Beato João Batista Machado, tendo sido, no entanto, oficialmente inaugurado só a 1 de Maio de 1997.

Antes da sua inauguração oficial, em 1997, no dia 22 de Março, este grupo grava para a RTP-Açores, nas freguesias da Ribeirinha e Fontinhas, as modas da Chamarrita e Os Bravos, apresentadas posteriormente nos programas "Arquipélago" e "Cartaz", transmitidos também pela RTP Internacional. A primeira apresentação em público realiza-se no dia 8 de Abril de 1997, integrada no 50º Aniversário do Rádio Clube de Angra, celebrado no Teatro Angrense, em Angra do Heroísmo. Neste ano (1997), o grupo bateu todos os recordes de apresentações, realizando 41 atuações, 27 espectáculos com desfile, 2 só com desfile e 12 sem desfile.

De entre os inúmeros feitos alcançados pelo grupo, destacam-se os seguintes:

1996 - Torna-se sócio do INATEL

1997 - Dinamização de várias exposições, com o tema "O Traje":
de 20 a 29 de Junho, por ocasião das Sanjoaninas, no Palácio dos Capitães Generais em Angra do Heroísmo;
de 26 a 31 de Outubro, na Delegação do Turismo de Angra do Heroísmo e de 2 a 17 de Novembro no Moinho, em Angra do Heroísmo

- De 4 a 7 de Junho, participação na Semana Cultural das Velas, na Ilha de S. Jorge - Açores.

1998 - De 31 de Julho a 10 de Agosto, desfile e actuação em Vila Franca de Xira, Azambuja, Rio Maior, Alenquer, Almeirim e Casa do Povo de Aveiras de Cima - Ribatejo

1999 - No mês de Julho, participação na Festa de Guadalupe, na Ilha da Graciosa

2000 - A 18 de Abril, tornou-se sócio efectivo da Federação de Folclore Português
- A 13 de Maio, lança o seu primeiro CD, com 12 músicas do cancioneiro popular açoriano, mais propriamente da Ilha Terceira.
- De 8 a 12 de Julho, deslocação ao Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica) e ao Norte de Portugal, mais propriamente ao Minho e Trás-os-Montes, actuando e desfilando em Vila Nova de Cerveira, Trás-os-Montes, na Vila Flor, Macedo de Cavaleiros e Carrazeda de Ansiães.

2001 - De 20 a 23 de Julho, actuação nas Festas da Madalena, na Ilha do Pico;

2002 - Dinamização da exposição, com o tema "O Traje", no Arquivo de Angra de Heroísmo.
- De 18 a 29 de Julho, participação no 24º Festival Internacional de Folclore das Terras da Feira (Argoncilhe), no Alto Douro, com atuações e desfiles em Santa Maria de Lamas, Arrifana, Olival, Travanca, Escapães, Castelo de Paiva, Espargo, Alcanena, Fornos, Caldas de S. Jorge, Louredo e Argoncilhe.

2003 - A 9 de Junho, participação na cerimónia da visita de S. E. o Senhor Presidente da República e S. E. o Senhor Primeiro Ministro de Portugal, em frente à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, numa transmissão directa da RTP1
- A 10 de Junho organização de Cortejo Etnográfico em Angra do Heroísmo
- Inauguração da sua Sede Social, com dinamização da "Semana Cultural da Ribeirinha" (18 a 25 de Maio) que contou com um conjunto de actividades ligadas à Etnografia e às expressões mais características da cultura terceirense.

2004 - A 21 de Fevereiro, transmissão em direto do programa da RDP "As manhãs de Sábado", a partir do Centro Etnográfico da Ribeirinha
- De 6 a 16 de Agosto, participação no VI Festival Internacional de Folclore de Carnide (Pombal), na Beira Litoral, com atuações em Redinha, Tomar, Lousões, Bajouca e em Vila Nova de Paiva (Viseu).
- A 1 de Outubro lançamento do "Roteiro Turístico, Cultural e Económico da Freguesia da Ribeirinha".
- A 9 de Outubro, transmissão em directo do Programa “Atlântida” da RTP-Açores, a partir do Centro Etnográfico da Ribeirinha, para todo o mundo, com a colaboração da RTP Internacional

2006 - A 13 de Maio, transmissão em direto do programa da RDP "As manhãs de Sábado", a partir do Centro Etnográfico da Ribeirinha
- De 24 a 31 de Julho digressão à Ilha da Madeira, com atuações em diversos lugares da Ilha.
- A 3 de Setembro, gravação do DVD, na sua sede, com a designação "Recordar e Conhecer”, lançado oficialmente a 20 de Janeiro de 2007, no Centro Etnográfico da Ribeirinha.
- 22 de Setembro, recebe Voto de Congratulação da Assembleia de Freguesia da Ribeirinha, pelos 10 anos de vida e pelo trabalho desenvolvido até então.

2007 - De 29 de Agosto a 3 de Setembro, atuação na Ilha de S. Miguel, por ocasião do 2º Festival de Folclore das Feteiras.

2012 - De 2 a 16 de Setembro, digressão pelo Estado da Califórnia (EUA), com atuações e desfiles em vários locais, como São José, Chino, Tracy, Gustine, Artesia e Tullare.

2014 - De 6 a 13 de Agosto, participação no LI Festival Internacional de Folclore da Corredoura, em Guimarães.
- Desde 1998, é responsável pela organização da Festa do Dia do Emigrante, promovida pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Verdadeiro pólo de animação sócio-cultural, este grupo demarca-se pela excelência na divulgação da sua região e da sua terra, contribuindo para o intercâmbio cultural e etnográfico entre os Açores e o Mundo. Actua um pouco por toda a Ilha Terceira, tendo participado em todas as edições do Festival Internacional do Folclore dos Açores, promovido pelo COFIT, em festividades ao ar livre, bem como em Hotéis, Residenciais e Restaurantes.

Entre o ano de 2003 e 2007, o Grupo organizou, no seu Centro Etnográfico, a Semana Cultural da Ribeirinha, a decorrer sempre na semana de aniversário do Grupo (22 de Maio).

Entre 1998 e 2007, organizou o Festival de Foclore da Ribeirinha, que contou, em média, com a presença anual de 15 grupos folclóricos da Ilha Terceira, tento sido o primeiro festival a reunir todos os grupos da ilha.